Vaticano

A cidade do Vaticano, integra esse pequeno País soberano, onde

a Igreja Católica tem a sua base institucional. Paredes meias com a cidade de Roma, a cidade fica onde S.Pedro terá sido martirizado e sepultado, e tem sido aqui a residência dos Papas que lhe sucederam, como é o caso do actual pontífice Bento XVI.O Vaticano tem o seu monumento mais imponente na Basílica de S.Pedro- o mais importante santuário do catolicismo, que possui preciosidades artísticas, de pintura, escultura - a que se agregam os palácios pontíficios, com os seus museus, bibliotecas e salas de exposições, sobressaindo a famosa capela sistina, cujo tecto decorado por Miguel Ângelo com cenas do Génesis e a parede do altar-mor com a cena do Juízo Final, são obras de arte incomparáveis.

Tive o privilégio de visitar este magnífico universo do catolicismo e espaço fabuloso da arte, que retive em algumas fotos.

Para um católico, mesmo insipiente praticante, como é o meu caso, estar no Vaticano, na Basílica de S.Pedro, é um marco na nossa vida espiritual, mesmo que esse sentimento, emane do encanto do esplendor da arte e da emoção que advém de pisar este chão sagrado, outrora percorrido por tantos ilustres crente e artistas e devotos anónimos.

A reverência perante o maravilhoso da criação artística do homem, no que exprime de inspiração divina, é também um acto de fé,naquilo que expressa de mais simples, puro e sublime, como acontece quando nos deslumbramos pela magia de uma flor, ou do voo de um pássaro no céu.