* CRISTO-REI DA MADEIRA: monumento pioneiro
Cristo Rei
do GARAJAU - MADEIRA
Monumento ao CRISTO -REI do Garajau /Madeira
Existe na Madeira (Garajau/Caniço), no promontório do Garajau, uma estátua evocativa do Sagrado Coração de
Jesus, designado de
CRISTO - REI, pois como a sua inauguração e benção coincidiu, nesse ano, com a solenidade litúrgica de Cristo-Rei, a mesma fica assim conhecida. Refira-se que a solenidade de Cristo-Rei, foi instituída no dia 11 de Março de 1925, pelo Papa Pio XI, para realçar a soberania de Jesus, como centro da História e do Universo.
O Cristo- Rei do Garajau é um monumento singelo a Cristo, no topo da colina, num lugarcimeiro, com a imagem escultórica de Jesus Cristo de braços abertos, em betão, com 14 metros (pedestral e estátua), sobranceiro ao imenso mar em frente, visível de todos os barcos que aportam ao Funchal, e local de visita e peregrinação por terra.
O que é curioso e não é do conhecimento da maioria das pessoas, nem este facto é salientado por quem quer que seja, esta estátua a CRISTO -REI, simples, pequena, mas monumental na sua representatividade, existe antes de todas as principais e mais emblemáticas que se conhecem no Mundo, cujo modelo de
representação é idêntico nas demais evocações, ou seja, CRISTO-REI de braços estendidos e abertos,no apelo simbólico da sua mensagem e benção.De braços abertos, como num abraço universal, Cristo Rei do Universo, olha-nos e e expressa um convite renovado à Sua Palavra de Vida, "Vinde a Mim", vós todos os que "andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei" diz o Senhor.O CRISTO -REI do Garajau, foi mandado erigir pelo Conselheiro AIRES DE ORNELAS e sua esposa Dª Maria de Jesus Ornelas, sendo que este foi um importante militar e político, nascido na Camacha a 5 de Março de 1866 e falecido em Lisboa a 14 de Dezembro de 1930, dedicou-se às questões coloniais, tendo sido em 1906, ministro de Estado e Secretário de Estado da marinha e Ultramar do governo de João Franco. Monárquico convicto foi ajudante de campo dos reis D. Carlos I e D. Manuel II.
O monumento que mandou erigir , num terreno do seu morgado do Caniço, ao Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurado em 30 de Outubro de 1927, da autoria do escultor francês SERRAZ, surgindo como tal em vária documentação, como sendo de GEORGES SERRAZ (1883-1964) , todavia na base da estátua consta Lenoir Pierre /Serraz, o que dará conta que a escultura será da autoria dos dois escultores franceses. Subsiste esta questão da identidade do seu autoria ou co-autoria por confirmar, uma vez que a inscrição na base da escultura poderá ser equívoca. Consta na escultura a seguinte identificação:
LENOIR PIERRE
SERRAZ
Todavia cremos - e temos vindo a confirmar esse facto , por vários elementos e dados consultados, nomeadamente na listagem da obra dos mesmos - que a obra é da autoria dos dois escultores franceses, contemporâneos, ficando em evidência o nome do escultor Pierre Charles Lenoir (1879-1953) - e Serraz apenas menciona o seu apelido, conforme está inserido na base da escultura. Assim sendo parece-nos mais correcto atribuir a autoria da escultura em causa, aos dois escultores e não apenas a George Serraz, ou seja, a Pierre Charles Lenoir e a George Serraz.
Quando ao pioneirismo desta Escultura, é inquestionável.O que é facto é que este monumento foi construído muito antes dos principais monumentos existentes evocativos de Cristo-Rei.
Por curiosidade, refira-se que o Papa Bento XVI, nasceu no ano em que foi inaugurada a Estátua do Cristo-Rei do Garajau ( 16 de Abril de 1927).
Este monumento ao CRISTO - REI na MADEIRA, é assim anterior a todos os grandes monumentos/esculturas/estátuas/santuários, que se construíram por esse mundo, antes particularmente do famoso CRISTO REDENTOR do CORCOVADO ( Rio de Janeiro - Brasil ) que foi inaugurado apenas em 12 de Outubro de 1931) da autoria de um escultor francês Paul Maximilien Landowsksi (1845-1961).A escultura em causa, tem 30 metros de altura e o pedestral em que assenta tem 8 metros, sendo este Cristo Rei redendor o 3º maior do Mundo, depois do existente na Bolivia (2º) e do da Polónia ( o maior do mundo). Em termos de actualização, registe-se que a partir de 6 de Dezembro de 2011, com a inauguração do monumento a Cristo de Copoya ( Chiapas/México) este será o maior do Mundo ( 62,3 metros - sendo de 48 metros sem o pedestral) todavia é uma escultura diferente das demais, pois não representa a imagem de Cristo Rei, mas é uma representação estilizada, com a incorporação dos traços e contornos da figura de Cristo e não uma estátua de corpo inteiro, como é comum e emblemático nestas evocações. Por isso, não se nos afigura que esta possa ser comparada, para efeitos de avaliação da mais imponente, quando se tratam de monumentos diferentes, embora conexionados, por serem,em estilos diferentes, evocações de Cristo Rei.
O monumento do CRISTO-REI de Almada é também muito posterior ( Inaugurado a 17 de Maio de 1959), e tem como um dos autores, o escultor madeirense FRANCISCO FRANCO ( autor da imagem do Cristo Rei) e o escultor Leopoldo de Almeida (autor da imagem de N.Senhora existente na capela). O monumento no seu todo tem 110 metros de altura, tendo a imagem do Cristo Rei 28 metros.
Actualmente o maior monumento ao CRISTO-REI é o existente na POLÓNIA, em Swiebodzin, mandada erigir pelo padre Zawadzki, mas de construção recente, pois foi inaugurado a 6 de Novembro de 2010 (tem 33 metros, correspondendo à idade de Cristo), a que acresce a coroa com 3 metros, prefazendo 36 metros, assente num pedestral de 16,5 m totalizando o conjunto escultórico 52,5 metros.
Existe em Portugal Continental, para além do Cristo Rei de Almada, junto ao rio Tejo, uma estátua de CRISTO-REI no cimo da serra de MAROFA ( Figueira de Castelo Rodrigo /Guarda), inaugurada em Julho de 1956 .
Pelo mundo existem vários monumentos evocativos de CRISTO-REI, cujos principais serão : CRISTO REI de DÍLI /Timor, inaugurado em 1996 ( presente da Indonésia a TIMOR Leste) e tem 27 metros; em ANGOLA, no LUBANGO, existe o CRISTO REI de Lubango, erigido pela colónia de madeirenses em 1966, com 14 metros; na Bolívia existe o CRISTO DA CONCÓRDIA (de 1987) cuja escultura mede 34,2 m sobre um pedestral de 6,24 m, numa altura total de 40,44 metros ( sendo, como se referiu, o 2º maior do mundo); no MÉXICO o CRISTO -Rei de COPOYA, entretanto concluído e inaugurado ( 6/12/2011) é o maior monumento ao Cristo Rei ( tem 62 metros), mas não é uma monumento idêntico aos demais na representação de Cristo, pois não é a escultura deste de corpo inteiro e mãos abertas, mas uma representação estilizada.
Registe-se da existência, em muitos Países do mundo e em várias localidades, estátuas a Cristo-Rei, na generalidade com a imagem de Cristo de braços estendidos, na linha da estátua do Garajau e do Corcovado, mas também existem outras formas de representação.
Alguns exemplos de monumentos a CRISTO-REI : Cerro de la Noa (México);Cachabamada (Bolívia);Colon ( Panamá);Lima e Cuzo (Peru);Dong Nam Bo ( Vietnam);Mont Pilatus (Suiça); Puerto Plata ( República Dominicana); Ilhas Virgens; Gozo (Austrália); e em muitas localidades do Brasil ( Minas Gerais, Belo Horizonte, Bahia,Sergipe,S.Paulo,Paraíba,Santa Catarina, Paraná e Mato-Grosso.
Assim, no contexto dos monumentos evocativos a CRISTO-REI, o existente na Madeira, no Garajau, não tendo a dimensão das grandes esculturas existentes na iconoclastia cristã, é de facto na sua concepção, no seu ideal de Fé e de crença, pioneiro no tempo, consubstancia a ideia de evocar CRISTO como referência para todos os crentes, de forma expressiva e em local apropriado, onde Ele seja Luz, Farol, Guia, Lembrança e Memória, esse CRISTO de braços abertos a todos, como ideia e apelo de generosidade, abrigo, benção, alento, Paz e Concórdia.
E do cimo deste promontório,desta pequena terra-Ilha, em pleno Atlântico, ergue-se essa imagem simples, nobre e expressiva de CRISTO-REI, sob um céu azul, com a imensidão do mar em frente e a dimensão impressionante da escarpa , a lembrar o divino ao Homem, a simbolizar a necessidade e a premência de espiritualidade na vida de cada um e de todos nós.
Nota de actualização : A 8 de Maio de 2016, a Estátua do Cristo Rei do Garajau, perde um pedaço da manga do braço direito, supostamente por degradação, decorrente do tempo, do vento, da erosão, da brisa do mar. Ao que consta, a ultima intervenção de conservação e restauro na estátua decorrera em 2001.
Em Junho de 2016 a Câmara Municipal de Santa Cruz, procedeu obras de restauro, após a queda de parte da manga, entretanto já concluídas.
Como nota, refira-se que a comunicação social local, deu conta que a empresa Intermarina -Imobiliária SA, será a proprietária dos terrenos em volta do Cristo Rei, e incluindo a estátua do Cristo Rei. Ao que é alegado o terreno em causa ( cerca de 157 mil m2) terá sido adquirido por um empresário austríaco-canadiano em 1965, que fundou a empresa Intermarina, com o objectivo de edificar construções inovadoras na área.
* Rui Gonçalves da Silva/Madeira
CRISTO REI DE ALMADA
CRISTO Rei de COPOYA/MÉXICO
CRISTO REI REDENTOR/BRASIL
Escultura em construção na cidade Encantado, Rio Grande do Sul (Brasil)
Escultura de Cristo Rei, na Polónia