* Música Clássica

A música é uma vertente da cultura, com maior aceitação e com maior proximidade às pessoas, quer no plano da mera audição, quer da execução. A música, nas suas várias formas de expressão - tradicional, popular, ligeira e clássica - é parte integrante das vivências. Da mais simples melodia, à mais sofisticada obra, a música interpela-nos, no plano mais íntimo das emoções. Habituámo-nos a encontrar na música, um refúgio ou forma de exaltação, onde cabem todas as nossas emoções. Todos temos uma música ou muitas músicas, que parte fazem das nossas vidas, ou lembranças evocativas de simples momentos, de acasos, de gestos, memórias.

Eventualmente, a música clássica, a que herdámos desses geniais compositores do passado e que personificam a expressão máxima da criação musical, é a matriz de toda a música. Obras emblemáticas, compositores de referência, fazem da música clássica, para muitos e para mim, a música das músicas, onde pairam, verdadeiras obras de génio e arte.

Por isso, no contexto do que entendo como Arte, em todo este manancial onde colho ensinamentos e nutro a minha procura de cultura, não podia deixar de referenciar a música em geral e particularmente a música Clássica.