* Madeira/FANAL

MADEIRA/FANAL: um sítio mágico

Este local, é uma imensa floresta de árvores centenárias, perdida entre o verde, o azul do céu e as brumas das neblinas, numa paisagem se encanto e sonho, espaço de deleite, de reflexão, de silêncio , no Paúl da Serra ( planalto central), entre a Ribeira da Janela e o Porto Moniz.

A imensidão do verde do campo, salpicado de árvores frondosas, que pela força do vento ao longo do tempo, assumem formas retorcidas, onde é patente o passar do tempo, nos troncos densos, largos e com ramos como raízes nos céus, com o corpo forrado de musgos, como se fossem personagens de um passado, guerreiros presentes de batalhas fantásticas, contra as intempéries, fantasmas perdidos nas brumas, num cenário de fantasia, de encanto e de sonho.

Andar por ali é estar presente num cenário de sonho e mistério, onde o tempo passa, onde os nevoeiros densos, cobrem tudo, para dar lugar, num instante seguinte, à claridade do Sol, numa eterna e constante intermitência, tornando quase irreal o lugar, um sítio mágico, entre a terra e o céu, num vaivém de planuras e declives, no embalo de uma viagem encantada.

Existem lugares na terra, onde habita o deslumbre e o encantamento e o Fanal é certamente um desses sítios, que se perdem entre as nuvens e as neblinas, como nos sonhos.

As fotos que junto, mostram um pouco dessa realidade (?) mas ficam muito aquém do retratado, pois a tecnologia ainda não retrata os recantos profundos do que o olhar capta.

*Rui Gonçalves Silva



Fotos: Rui Gonçalves Silva/agosto de 2022