* França - ANNECY

 Annecy

Esta é a minha impressão desta localidade francesa,da Alta Sabóia, perto de Genebra (Suiça),  junto ao lago Annecy, um lago enorme e aprazível, como a generalidade dos lagos, sobretudo suiços. Esta cidade, no topo do lago, lembra muito outras localidades, particularmente na Suiça, onde o lago é a referência, é o espelho da tranquilidade, reflecte um bucolismo sereno e nostálgico, onde tudo em redor é quietude, onde as pessoas passeiam, viajam nos seus barcos, ou simplesmente se deliciam, como eu, sentados na relva, ou num banco à sombra de uma árvore mítica, a contemplar esse imenso chão de água, esse céu na terra, que nos seduz e encanta.

Já visitei ANNECY duas vezes: há uns anos e agora em 2011. Visitas breves, percursos ao acaso, a olhar e sentir, num sitio,como este, onde respiramos tranquilidade e leveza.

Desta vez foi de autocarro, da carreira normal e de Genebra até Annecy, pouco mais de 1,30 h.

É uma cidade tranquila, com a sua parte antiga junto ao lago. Tem outra imagem de marca e aquela que retive, entre tantas cidades que já visitei por ali, entre a Suiça  França : um imenso espaço verde, junto ao lago e canais do rio, ladeados de plátanos, onde adormecem barcos alinhados.

Esta cidade é também conhecida pelo seu festival de cinema de desenhos animados, em Junho.

Dizem de Annecy ser a "Veneza dos Alpes", como um certo exagero, não obstante ter alguns canais (poucos), pontes, com arranjos florais, pouco tem a ver com Veneza.

É uma cidade pequena - na parte antiga, que é a que me interessa - mas pitoresca, sobretudo pelo lago, o imenso parque verde, as flores, dando ao conjunto, aquela  harmonia simples, do sitios doces, aconchegantes, pleno de tranquilidade, onde apetece  estar, usufruir a paisagem e sonhar.

Fica, nas minhas fotos, um pouco do que vi e do que senti, no que as fotos podem dizer. É sempre a mesma procura, a

busca de fixar o indizível, o que habita para além das palavras.