MADEIRA‎ > ‎

* ILHAS DESERTAS ( Madeira)

 
 
ILHAS DESERTAS - MADEIRA- PORTUGAL
 
A Região Autónoma da Madeira (Portugal) é constituída pela Ilha da Madeira, Ilha do Porto Santo e também por outros dois grupos de ilhas, as Ilhas Desertas ( inclui 3 ilhas)e as Ilhas Selvagens ( inclui  3 ilhas) -  sendo que  estes dois grupos de ilhas não são habitadas, embora tenham presença de serviços de apoio e vigilância.
 
As Ilhas Desertas ficam mais próximo da Madeira ( cerca de 35 Km a sudeste a cidade do Funchal (capital da Região) e apenas para situar, refira-se que as Ilhas Selvagens ficam a 250 Km a Sul do Funchal, a 165 Km a Norte das Canárias e a 250 Km da Costa Africana.
Mas nesta abordagem circunscrevemo-nos às ILHAS DESERTAS, que integram 3 ilhas : Ilhéu Chão, Deserta Grande, e Ilhéu do Bugio.
 
As ilhas Desertas, são visíveis de vários pontos da Ilha da Madeira, fazendo parte do horizonte visual , constituindo asim uma referência normal na vida de todos nós, naturais da Madeira.
As Desertas são assim aquelas ilhas ali no horizonte,não habitadas, mas que pairam nas névoas e penumbras e alimentam sonhos, nomedamente de um dia serem visitadas.
 
As ligações maritimas para as Desertas, no passado, eram escassas e difíceis, pois apesar da relativa proximidade, sempre são 22 milhas náuticas do Funchal ( 35 Km) e em mar aberto, e as viagens eram raras.
Mais recentemente existem em determinados dias da semana e particularmente nos meses de Verão, empresas que realizam viagens de passeio até às ilhas Desertas, nomeadamente até à Deserta Grande, permitindo o acesso a terra, mergulhos no mar transparente e tépido das suas águas.
A viagem às Desertas, nessas excursões, ocupam um dia, permitindo toda a aproximação às ilhas e seu contorno no lado Sul, avistando-se no percurso baleias,golfinhos e tartarugas e possibilitando ver de perto as ilhas, o seu relevo e geologia, as enseadas, as escapas de materiais vulcânicos, nas suas várias formas e colorações,as aves e a vegetação e depois em terra ( na Deserta Grande) fazer um percurso sinalizado numa área restrita ( pois trata-se de uma zona protegida).
 
As Ilhas Desertas são 3 pequenas ilhas, de origem vulcânica, situadas a sudeste da Ilha da Madeira, com uma área de 14,21 Km2. Não são habitadas, pois não possuem água potável, embora tenham um espaço de abrigo e vigilância, com uma equipa permanente de vigilantes, uma vez que estas Ilhas são Reserva Natrural.. Administrativamente pertercem ao Concelho de Santa Cruz e foram de 1894 a 1971 propriedade privada, tendo então sido adquiridas pelo Estado português.
 
O Ilhéu Chão, é a primeira do conjunto das três, que se alinham próximas, num ligeiro arco,tem 1.600 metros de comprimento e 500 metros de largura, aprsentando a forma de planaltocom altitude máxima de 98 metros, , é a mais pequena. Nela existe um farol e tem adjacente o Ilhéu doi Farilhão.
A Deserta Grande, é a ilha maior, com 11.700 metros de comprimento e 1.900 metros de largura, com a altitude máxima de 479 metros.
O Bugio é a terceira Ilha, no extremo Sul do grupo, com 7.500 metros de comprimento e 700 metros de largura.
Nas Desertas existe uma colónia de focas monge ( Lobos marinhos), espécie apoiada e protegida.
 
Da minha viagem e da minha visita às Ilhas Desertas, em Setembro de 2012, num veleiro (Bonita da Madeira)particularmente à Deserta Grande, onde pisei terra e mergulhei nas águas translúcidas e quentes, dou conta nas imagens e na emoção de finalmente estar nessas ilhas que me habituei a ver de menino, no meu horizonte, quando perscrutava o mar, nos sonhos e nas viagens sonhadas.
Vamos durante a vida pelo Mundo, visitamos sitios e lugares inóspitos e adiamos estas viagens tão breves e próximas, quando temos outros mundos e lugares aqui tão perto, selvagens e belos, à espera de nós.
 
Rui Gonçalves da Silva/Madeira
 
 
Comments