MADEIRA‎ > ‎

* CARNAVAL NA MADEIRA

CARNAVAL NA MADEIRA
 
 
É uma festa com tradicão na Madeira. No passado, era festejado, de forma espontânea, onde as pessoas se mascaravam, e iam visitar amigos, no desafio de alguém adivinhar quem eram sob os disfarces carnavalescos, feitos de forma criativa e improvisada. As famílias faziam malassadas ( espécie de fritos de abóbora ou batata doce, um género de sonhos mais denso) com mel de cana sacarina ( na Madeira existe a produção de cana-de-açúcar e logo dos sub-produtos que dela se extrai,como a aguardente, o melaço - aqui apelidado de mel de cana - e no passado existiam fábricas de açúcar) e era tradição oferecer aos convidados e aos mascarados.

O Carnaval desse passado, era festejado de forma ou pouco anárquica em algumas ruas do Funchal - Rua da Carreira - e nem sempre era pacífico, pois decorriam batalhas de ovos e farinha, além de focos de conflitos .
O mais comum era ver pequenos grupos de mascarados, a desfilar pelas ruas, de forma ordeira e pacífica.

Nos novos tempos, da autonomia regional, na procura de Cartaz Turísticos, a Secretaria Regional do Turismo, começou a organizar desfiles de Carnaval, sendo um deles, o mais sumptuoso, com trupes estruturadas e apoiadas com financiamento público e prémios, existindo vários grupos que sistemáticamente participam.
Este desfile congrega várias trupes e centenas de participantes e constitui um Cartaz Turístico da Região.

A par deste desfile - que se realiza no sábado à noite que precede o dia de Carnaval -  foi também criado outro cartaz carnavalesco, de cariz mais popular, onde os participantes fazem-no, em geral, de forma autónoma, onde impera a criatividade pessoal - designado de CORTEJO  TRAPALHÃO. Realiza-se na tarde de 3ª feira de Carnaval e desfila  na Avenida das Comunidades.

O cortejo de Carnaval mais sofisticado, é na noite de sábado anterior ao dia de Carnaval. Incluímos imagens de alguns desses Cortejos em diferentes anos.