MADEIRA‎ > ‎* CARNAVAL NA MADEIRA‎ > ‎

*Carnaval 2020

CARNAVAL 2020


Como é habitual, realizou-se o cortejo de Carnaval na cidade do Funchal, na noite de Sábado (22 de fevereiro). Depois de uns dias de clima instável, com chuva e vento na dia anterior, a previsão era de bom tempo.Apenas o vento forte persistia e em várias fases do desfile fez-se sentir, dificultando a tarefa a algumas trupes, sobretudo as que tinham mais plumas e adereços maiores.
Neste inicio de ano marcado pelo virus "corono vírus" da China, que tem provocado muitas mortes e infectados em vários países, vem o Carnaval para trazer alegria.
Na Madeira cada vez mais tem sido um cartaz que atrai turistas, particularmente no principal desfile, aquele a que tenho vindo a assistir-conforme as minhas fotos testemunham - porém haverá o designado "cortejo trapalhão" no dia de carnaval - 3ª feira-  cortejo muito atabalhoado, que não me atrai, por ser muito diferenciado e tosco, com algumas exibições muito primárias e toscas, para além de existirem desfiles noutras localidades da Região.
Noto que o cortejo, ao contrário do que muitos afirmam, vem perdendo qualidade e inovação, com trupes com enredos e coreografias minimalistas e com escassa ambição criativa, sendo que existiram melhores cortejos, noutros anos idos, com mais cor, animação, inovação e exuberância, sendo atualmente mais trivial e rotineiro, com algumas honrosas exceções, dos que ainda persistem em apresentar qualidade. Das 13 trupes que desfilaram, metade destas  terão algum nível  e revelam arte e bom gosto.
Enfim, é carnaval e vale o que vale, mas o essencial é alegrar o povo e prestigiar a Região aos olhos dos nossos visitantes, que com a beleza da terra, a amenidade do clima, o sabor das ponchas, tem sempre um olhar encantado e adora tudo.
Aqui ficam algumas da fotos que tirei do cortejo, que revelam o meu modo de ver e o meu olhar deste cartaz.
Comments