* pintura

Pintura a Dança de Paula Rego

 Pintura "O Anjo" de Paula Rego :  a justiça e o perdão/ a espada e a  esponja

Pinturas de Domingos Rebelo

 A pintura é das  expressões artísticas mais deslumbrantes. Pela técnica, pela criatividade, pela genialidade,por tudo o que expressa ao nível das emoções,pela magia que inspira. 

Emociona-me contemplar quadros clássicos, de alguns dos pintores memoráveis, que marcaram o seu tempo e ganharam a eternidade da lembrança, aqueles que povoam a nossa memória e o nosso imaginário e em cada pormenor, permitem ver  um mundo de encanto e deslumbre. Leonardo da Vinci, Rafael, Miguel Angelo, Ticiano, Tintoretto, Caravaggio, Velásquez,Rembrandt,Vermeer,Goya,Delacroix,Courbet, Millet,Ed. Manet,Claude Monet, Renoir,Dali, entre tantos outros, que deixaram marcas indeléveis de arte, exponenciada ao máximo, no que o Homem tem de melhor, quando quase toca as estrelas e a perfeição e mais do que tudo, eleva a nossa realidade, ao cume das emoções.

Encanta-me também as pinturas que me transportam para universos imaginários/fantásticos e que me interpelam em leituras subjectivas.

Pelo meu gosto pela pintura e por tudo quando esta me diz, quando revejo um quadro, uma pintura, das que me tocam, ficam aqui simples reproduções de algumas que exemplificam esse engenho, essa magia absoluta,  daqueles que ganharam o infinito e a eternidade. A mim, simples mortal, destituído desse engenho,  resta-me o prazer da contemplação e a procura de alcançar o entendimento, o sentido, ou o grito, que cada obra de arte oculta.