MADEIRA‎ > ‎* FESTA DA FLOR‎ > ‎

FESTA DA FLOR 2020

FESTA DA FLOR de 2020

Este ano, face ao contexto da Pandemia do COVID-19 - desde março de 2020 e continua na presente data/setembro 2020 - e todas as medidas que não permitem os convívios e ajuntamentos de pessoas, além de que face às restrições impostas, o turismo ainda é residual e dá os primeiros passos de alguma retoma ligeira ( até Julho o aeroporto da Madeira esteve encerrado e quanto ao Porto marítimo ainda não reabriu), sendo que a hotelaria apresenta ocupação baixa, num período em que no passado, a ocupação era expressiva, pelo que os visitantes são escassos.
Assim, o programa da FESTA DA FLOR deste ano, tem outros moldes: não haverá o célebre cortejo  e as demais manifestações, são mais comedidas e restritas.

Os grupos que participavam no Cortejo, farão exibições separadas em dias determinados, em palcos espalhados pela cidade.
O Funchal dispõe de arranjos florais na Placa Central e na Avenida junto ao porto do funchal, todavia estes arranjos primam pelas flores artificiais e não têm a exuberância dos outros anos.
Existe exposição da flor, este ano, devido ao contexto, com menos participantes e a meu ver, a exposição tem menos dimensão e impacto, mas sempre celebre a Flor, o que já não é mau de todo, nos tempos que correm, onde a pandemia ainda está presente, com os seus receios e inquietações, implicando o uso generalizado e obrigatório de máscara.
Tempos difíceis e estranhos, nesta experiência única, triste e marcante que esperamos seja brevemente superada e que a Madeira possa manter o registo de inexistência de mortes, por este flagelo que paira em todo o Mundo e que deixa um rasto de dor e morte.

Mas a vida implica, sonho e esperança e as flores dão esse colorido, essa alegria, tão importante para dar encanto aos dias.

Eis algumas fotos da Festa da Flor de 2020:

Comments