DUBROVNIK



DUBROVNIK

Cidade do extremo Sul da CROÁCIA, antiga cidade Estado de Ragusa, com a sua parte histórica toda defendida com muralhas, que reune todo o casario tradicional, numa pequena península, fortificada, com templos e monumentos e as ruas em pedra branca. Quando se olha esta parte da cidade do alto, nos acessos, a imagem dominante e que retemos é este denso aglomerado de casario, muito compacto, onde sobressaem os telhados em telha rubra, em perfis alinhados, pelas ruelas simétricas, tudo concentrado em torno da extensa muralha que a envolve, a proteger e  diferenciar. A cidade tem S. Brás como padroeiro.É cidade património da UNESCO.
Destruída em grande parte na recente guerra das balcãs, nos conflitos étnicos, com a Sérvia, foi reconstruída com apoio internacional e passados quase vinte anos, nada lembra essa tragédia, apenas nas referências e na memória da sua gente.
Andar pela cidade antiga, subindo as íngremes calçadas de escadaria, ou pelas ruelas estreitas, ver os monumentos, as igrejas, e percorrer toda a muralha, com a cidade sempre nos olhos e o mar em fundo, é uma viagem pelo tempo e pela história, nesta cidade de pedra e luz, plena de memória e de sonho.
Quando, numa noite morna e estrelada, no anfiteatro do castelo, assistia a danças e folclore da Croácia, era dificil imaginar, que anos antes, não muitos, da colina sobranceira, caíam obuses destruidores,que destruíam casas e templos e deixavam um rasto de  dor e morte, num ódio inexplicável, entre povos irmãos. Felizmente há luar, diria o poeta, e a Paz acaba por vencer, para sempre, espero.

Comments