UKULELE - instrumento musical conhecido em todo o Mundo, tem origem na Madeira
O UKULELE, esse instrumento musical de cordas, tipo viola, adoptado em tantas tradições culturais/musicais pelo Mundo, conhecido erradamente como "guitarra havaiana", por ser a partir da música popular do Havai que tem sido mais divulgado, tem todavia, origem madeirense, como consta da sua história e é reconhecido pelos seus divulgadores.
De facto, o UKULELE é um instrumento musical que tem a sua origem a partir de dois instrumentos musicais da Madeira - o MACHETE madeirense, pequena viola também conhecida por braguinha, derivada do cavaquinho português e do RAJÃO, viola de cinco cordas da Madeira - instrumento que foi levado pelos madeirenses aquando da sua emigração para o HAVAI, para o trabalho da cana do açúcar.
O cavaquinho, por sua vez, é um instrumento de cordas, que tem a sua origem no Norte de Portugal ( em Braga) e que terá sido levado para a Madeira, dando origem ao "Braguinha" - designação a partir do instrumento de Braga?- por isso se considera que o Cavaquinho será o "pai" do Braguinha que por sua vez derivou no UKULELE.
UKULELE, é a expressão deste instrumento, no idioma havaiano e que significa " pulga saltitona", assim designado pelos nativos, pela pequena dimensão do instrumento, pela rapidez na execução das melodias, pelo som, pela imagem que este instrumento novo e singular, causava, de maravilha e encanto, pela sonoridade exaltante,pela musica alegre e contagiante que emanava.
Hoje é um instrumento muito escutado em todo o Mundo, múltiplos instrumentistas tocam-no, em famosas melodias, sendo um instrumento gracioso pelas suas dimensões pequenas , mas enorme na sua sonoridade e alegria.
Mas por isso não há que esquecer a sua origem, exactamente pela memória devida a esses anónimos emigrantes, que partiram da sua terra ( a Ilha da Madeira- Portugal ) e para saciarem a saudade, levaram consigo este pequeno instrumento, para lembrar a sua terra, nas melodias que sempre recordavam, para sublinhar os momentos de alegria e também de nostalgia.
Ainda hoje, nas festas populares da Madeira, nos "arraiais", escuta-se o rajão, a braguinha, o machete, na musica tradicional, nas cantigas ao desafio, além de incorporar a parte instrumental dos grupos folclóricos da Região,


escutado em tantos temas, particularmente do tão conhecido "bailinho da Madeira
* Rui Gonçalves da Silva/ Madeira