* MUSICAS‎ > ‎

* UKULELE - pequena viola da Madeira

Vídeo do YouTube

Vídeo do YouTube



UKULELE - instrumento musical conhecido em todo o Mundo, tem origem na Madeira


O UKULELE, esse instrumento musical  de cordas, tipo viola, adoptado em tantas tradições culturais/musicais pelo Mundo, conhecido erradamente como "guitarra havaiana", por ser a partir da música popular do Havai que tem sido mais  divulgado, tem todavia, origem madeirense, como consta da sua história e é reconhecido pelos seus divulgadores.

De facto, o UKULELE  é um instrumento musical que tem a sua origem a partir de dois instrumentos musicais da Madeira - o MACHETE madeirense, pequena viola também conhecida por braguinha, derivada do cavaquinho português e do RAJÃO, viola de cinco cordas da Madeira - instrumento que foi levado pelos madeirenses aquando da sua emigração para o HAVAI, para o trabalho da cana do açúcar.

O cavaquinho, por sua vez, é um instrumento de cordas, que tem a sua origem no Norte de Portugal ( em Braga) e que terá sido levado para a Madeira, dando origem ao "Braguinha" - designação a partir do instrumento de Braga?-  por isso se considera que o Cavaquinho será o "pai" do Braguinha  que por sua vez derivou no UKULELE.

UKULELE, é a expressão deste instrumento, no idioma havaiano e que significa " pulga saltitona", assim designado pelos nativos, pela pequena dimensão do instrumento, pela rapidez na execução das melodias, pelo som, pela imagem que este instrumento novo e singular, causava, de maravilha e encanto, pela sonoridade exaltante,pela musica alegre e contagiante que emanava.
Hoje é um instrumento muito escutado em todo o Mundo, múltiplos instrumentistas tocam-no, em famosas   melodias, sendo um  instrumento gracioso pelas suas dimensões pequenas , mas enorme na sua sonoridade e alegria.

Mas por isso não há que esquecer a sua origem, exactamente pela memória devida a esses anónimos emigrantes, que partiram da sua terra ( a  Ilha da Madeira- Portugal ) e para saciarem a saudade, levaram consigo este pequeno instrumento, para lembrar a sua terra, nas melodias que sempre recordavam, para sublinhar  os momentos de alegria e também de nostalgia.

Ainda hoje, nas festas populares da Madeira, nos "arraiais", escuta-se o rajão, a braguinha, o machete, na musica tradicional, nas cantigas ao desafio, além de incorporar a parte instrumental dos grupos folclóricos da Região
,



escutado em tantos temas, particularmente do tão conhecido "bailinho da Madeira".

 

* Rui Gonçalves da Silva/ Madeira


ć
Site Rui Gonçalves Silva,
24/09/2011, 05:20
Comments