* Olhares surreais

 

Um Outro modo de ver o real

O olhar em redor, pode ser mais do que a mera observação do que existe. Pode ser um olhar criativo, que contempla o pormenor dos acasos simples da vida, que capta o lado profundo das emoções e regista tal qual, tudo o que nos emociona.
Sou sensível a esta criatividade, dos que sabem e podem ver de outra forma, tanto dos objectos que enchem o quotidiano, e dão outra dimensão a esse real, tornando-o diferente, na lógica aparentemente absurda do que se vê.
Ampliar os fenómenos da vida, nos objectos que moldam o nosso dia a dia, distorcê-los, dar novas e outras formas ao universo das coisas que decoram a nossa vivência, transformando o real  à medida de qualquer sonho, é um desafio e um grito de liberdade criativa.
Uma emoção pode ser, um qualquer objecto no descontexto de uma visão onírica, ou o corpo abstracto de um sonho obsessivo e ilógico,na lógica com que se podem expressar os sentimentos, os desejos, os deseperos, as fobias, as certezas ou os medos.
De uma imagem colhida assim ou de uma pintura com este apelo de imaginário e sonho, pode nascer um outro sonho, um pássaro, ou seja o que for, e deste modo, despertar em nós todas as emoções.
As imagens de olhares surreais do mundo, aqui inscritas, são motivos para essas viagens, de autores diversos, todos possuídos dessa eloquente transparência dos sonhadores absolutos, que olham a vida no cimo de uma qualquer nuvem, lançando escadas invisíveis para o encanto. Cada gravura é um sinal, uma memória para descodificar. Resta ir.


Comments