* A ARTE‎ > ‎

* Pintura de Dominguez Alvarez

PINTURA DE DOMINGUEZ  ALVAREZ

Dominguez Alvarez, nasceu no Porto ( 23 de Fevereiro de 1906) e morreu, doente e sem o devido reconhecimento da sua arte, com apenas 36 anos (12 de Abril de 1942).
É considerado um pintor modernista.
A sua pintura, muito pessoal retrata a realidade social do  Porto, com recurso a figuras populares, sobretudo da vida boemia e marginal, alem do mundo fabril e paisagens urbanas, na singeleza do seu olhar, com a tonalidade de quem sente o que comtempla.
Pintor de origens modestas, teve uma existência com dificuldades, talvez por isso, a sua pintura  expressa o seu inconformismo e luta pela sobrevivência, todavia, com acentuada originalidade.
Somente, postumamente a sua obra tem sido reconhecida, tendo a Fundação  Calouste Gulbenkian, no centenario da sua morte, promovido uma exposição ampla, enaltecendo o seu acervo.
Pintor marginal, mas com uma marca muito sua nos seus quadros , que expressam uma sensibilidade impar, uma alma profunda,  como actualmente  lhe reconhecem, redescobrindo o pintor, mas sobretudo a pessoa, nos seus méritos e dramas, na sua arte simples e pura.
Na sua pintura, distingue-se um estilo, um traço identificador, o domínio da arte, com um legado  peculiar e próprio.



Comments